08 dezembro, 2016

Conhecendo o Farol de Santa Luzia - Vila Velha

Após ficar fechado por cerca de 10 anos, através de um convênio entre a Prefeitura de Vila Velha e a Capitânia dos Portos, o Farol de Santa Luzia foi reaberto para visitação ao público.

Farol de Santa Luzia

O farol de Santa Luzia é composto por uma torre, lanterna e galeria. Todo pintado de branco, sua torre (de cerca de 12 metros) está localizada no alto de uma formação rochosa de 29 metros e altitude, conferindo ao mesmo um alcance luminoso de até 32 milhas náuticas, e funciona até os dias atuais para guiar a navegação pelos portos da região.

O farol foi construído sob encomenda do Barão de Cotegip (Ministro da Marinha) em 1870, em Glascow (Escócia), e inaugurado por D. Pedro II em 1871.

Mais do Farol de Santa Luzia

Apresentando o Farol!


Atualmente, além do farol, a área do seu entorno imediato foi ambientalizada ao tema, e é possível ver ali também um deque que simula a parte superior de uma embarcação, com leme, além de uma exposição permanente de tipos de nós.

Deque, Leme e Manu

A bonita apresentando o nó!

Exposição permanente de nós.


Devido a inclinação da formação rochosa na qual está instalado o Farol, a área segura de visitação é cercada e sinalizada. Placas com avisos de segurança estão espalhadas pelo mesmo, e aqui a dica é para quem vai com os pequenos, visto que todo cuidado é pouco!

Área delimitada para visitação

Placa de Perigo


Na reforma do farol a acessibilidade também foi contemplada. Logo no acesso ao mesmo é possível ver uma faixa exclusiva, além de projeto de calçadas e afins com inclinações e sinalização.

Entrada do Farol

Faixa exclusiva de acesso ao Farol


Como o Farol de Santa Luzia está em área militar, alguns cuidados com as vestes na visitação são importantes. Não é permitido o acesso com roupas de banho ou trajes considerados inapropriados, como sem camisa. O horário de visitação também é controlado, sendo que o mesmo encontra-se aberto de terça-feira a domingo, das 7h às 17h (com entrada até às 16h30), com visita máxima de 20 minutos e até 25 pessoas por vez (por isso, se a intenção é ir em grupos, a dica é ligar para o 27 3349-3898 e agendar). O acesso de menores de idade desacompanhados também não é permitido. A entrada e gratuita.

Como o passeio ao Farol tem tempo delimitado, a dica é aproveitar para conhecer a Praia Secreta, ali do lado. O Terra Capixaba e o Capixaba na Estrada dão dicas nos seus posts de como chegar lá. 

Marcadores: , , , , , , , ,

2 Comentários:

Às 16 de dezembro de 2016 às 16:53 , Blogger Terra Capixaba disse...

Obrigado pela indicação da Praia Secreta, Manu!

 
Às 28 de dezembro de 2016 às 07:19 , Blogger Emilia disse...

De nada, Carlos!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial