21 fevereiro, 2019

Mercado Central - Belo Horizonte/MG

Se estará a passeio em Belo Horizonte e gosta de um lugar que reúne cultura popular, produtos locais e achadinhos mais que especiais, não deixe de visitar o Mercado Central. Com mais de 400 lojas, uma das tarefas mais difíceis de cumprir visitando o local é sair sem comprar nada e provar um pedaço de queijo.

Queijos do Mercado Central - Belo Horizonte/MG

O Mercado Central está completando seus 90 anos, e consegue se renovar a cada década de vida. Atualmente o local é um dos destinos certos para quem quer aproveitar para comprar um bom queijo canastra - ou outros tantos que só as terras de Minas podem propiciar. Ali também se destacam as cores dos temperos e pimentas mineiras, as geleias feitas ainda de forma artesanal e muito artesanato. 

Das lojas do Mercado Central - Belo Horizonte/MG

A visita ao mercado pode ser guiada, como conta o blog Mineiros na Estrada, ou por conta própria. Das vezes que fui, sempre foram por conta própria - embora tenho muita vontade de fazer a guiada e descobrir mais deste mundo que é o Mercado.

A dica aqui é chegar por volta das 10 horas, para poder andar calmamente pelos corredores do mercado. Vá de peito aberto para provar novos sabores - pois tenha certeza que irá encontrar pelos corredores do mercado. Prove os queijos e geleias que muitos dos vendedores oferecem querendo chamar os clientes para as suas lojas - mas não compre nada de cara. Ande pelo Mercado e tente memorizar o que mais gostou para andar o máximo de tempo com as mães livres para explorar tudo que o local oferece.

E aí, resiste a uma prova? Mercado Central - Belo Horizonte/MG

Temperos - Mercado Central - Belo Horizonte/MG

Aproveite para comprar castanhas no Mercado Central - Belo Horizonte/MG

Um pouco das cores de Minas no Mercado Central - Belo Horizonte/MG

Muitos são os locais para se apreciar uma boa comida no mercado, e porque não aproveitar para fazer essa refeição por ali?

Das vezes que fui a pedida foi o Restaurante Casa Cheia (que também tem na Savassi). O figado com jiló é um dos pratos que tem muita saída na casa, mas não deixe de experimentar o Mexidoido Chapado e outra releituras da culinária mineira, como o Porconóbis de Sabugosa. Os pratos são bem servidos, e com uma entrada é possível duas pessoas dividir um prato da casa. Ainda tem alguns outros petiscos no quilo.

Casa Cheia - Mercado Central 

Dadinho de Tapioca: 💗 - Casa Cheia - Mercado Central - Belo Horizonte/MG

Almondegas Exóticas - Mercado Central - Belo Horizonte/MG

O famoso Mexidoido Chapado - Casa Cheia - Mercado Central - Belo Horizonte/MG

Doce de leite com queijo: 😍 - Mercado Central - Belo Horizonte/MG

Geralmente a fila do restaurante é considerável, e aqui a dica é almoçar por volta das 11:50 ou depois das 13:30. 

E muito se engana achando que encontrará ali apenas turistas buscando um lugar que reúna muitos atrativos. O mercado é bastante frequentado por moradores de Belo Horizonte, na procura de especiarias, oleaginosas ou para um bate-papo com amigos.


Uma das tentações do Mercado Central - os queijos de Minas!

Além da visita guiado gratuita, o Mercado Central também  oferece cursos de culinária gratuito na Cozinha Escola Mineiraria. Para saber da programação atualizada, a dica é entrar em contato pelo telefone (31 3786-5747), por e-mail (cozinhamineiraria@mercadocentral.com.br) ou se informando no próprio mercado. 

O Mercado Central funciona de segunda a sábado, das 7 às 18 horas, e nos domingos e feriados, das 7 às 13 horas. O local conta com estacionamento e está localizado próximo a outros atrativos mineiros, na Avenida Augusto de Lima, 744 - Centro.


Marcadores: , , , , ,

1 Comentários:

Às 28 de fevereiro de 2019 às 07:22 , Blogger Ana Carolina Santos disse...

Acho o lugar mais gostoso de BH! Sabores, cheiros e diversidade. Dica excelente para apreciar na capital mineira.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial