23 abril, 2019

Museu de Ciências Naturais da PUC Minas - Belo Horizonte/MG

Alguns passeios são difíceis de não fazer com a Manu quando viajamos com ela. Entre estes, estão geralmente exposições que envolvem dinossauros - uma das muitas paixões da pequena. Sabendo da coleção de fósseis e animais taxidermizados do Museu da PUC, este foi uma da escolhas que a pequena curtiu aos montes em Belo Horizonte.

Museu de Ciências Naturais da PUC Minas - Belo Horizonte

O Museu PUC Minas

O Museu de Ciências Naturais da PUC Minas nasceu em 1983, com o intuito de promover o conhecimento da história natural do Estado de Minas Gerais. Seu acervo atual é composto por cerca de 130 mil espécimes, reunidos ao longo de seus 35 anos de  pesquisas realizadas e distribuídos nas coleções Fósseis (Paleontologia), Fauna Brasileira atual de Mamíferos (Mastozoologia), Aves (Ornitologia), Répteis e Anfíbios (Herpetologia), Peixes (Ictiofauna), Animais Invertebrados e Botânica, além de Arqueologia, Astronomia e Bioacústica. 

Dos fósseis incríveis do PUC Minas - Belo Horizonte/MG

A primeira exposição permanente do PUC Minas foi em 2001, de Peter L. Wund - Memórias de um Naturalista, uma homenagem ao pai da paleontologia brasileira. Já em 2002 foi de fato aberto ao público, e em 2013, devido a um incêndio, permaneceu fechado a visitações - voltando apenas em dezembro daquele ano.


A visita ao PUC Minas

Aos domingos o auditório do PUC Minas cede espaço para a música, com os Concertos Dominicais Peter Lund. Por sorte do destino, no final de semana que estávamos em Belo Horizonte no domingo teria a apresentação da Orquestra Jovem Vallourec, às 11 horas. E após a apresentação, o Museu PUC abriria para visitação por uma hora. Logo, conseguimos primeiro nos encantar com os acordes belíssimos da orquestra e depois curtir as feras do Museu.

Concertos Dominicais Peter Lund - PUC Minas - Belo Horizonte/MG

Será que Manoela quis participar? Orquestra Jovem Vallourec - PUC Minas - Belo Horizonte/MG

Apreciar fósseis de animais já extintos, assim como o que ainda temos em fase de extinção expostos no Museu dá um aperto no coração. Mas para a Manu, tudo era fantástico, principalmente a ideia de que estes seres vagavam tão perto de onde ela se encontrava atualmente. E se a pequena já tinha curiosidade pela arqueologia, esse contato fez a mesma só aumentar.


Para a alegria dos pequenos: fósseis de dinossauros! Museu PUC Minas - Belo Horizonte/MG
 
E aí, encontrou a borboleta? Museu PUC Minas - Belo Horizonte/MG

Sobre a fauna brasileira - PUC Minas - Belo Horizonte/MG

Nossos pequeninos mamíferos - PUC Minas - Belo Horizonte/MG

O tempo no qual o Museu fica aberto pós a Orquestra é suficiente para apreciar todas as exposições ali. Mas a cantina e loja, ficam fechadas nestas ocasiões. 



Infos úteis sobre o PUC Minas

O Museu de Ciências Naturais PUC Minas fica próximo a PUC, facilmente encontrado através do Google Maps. Para o deslocamento até lá, nossa opção foi automóvel, visto que dali tínhamos outros compromissos e a localização do Museu não é tão perto de outros atrativos de Belo Horizonte.

O ingresso custa R$10,00, sendo gratuita a entrada para menores de 3 anos, funcionários, estudantes da PUC Minas e Colégios Santa Maria além de membros do Conselho Internacional de Museus (ICOM). Crianças de 4 a 12 anos e adultos acima de 60 anos, assim como estudantes possuem direito a meia entrada. 

Os dias e horários de visitação ao PUC Minas é de terça a sábado, das 9 às 17 horas, com a venda de ingressos se encerrando 15 minutos antes do fechamento do Museu. Para poder fazer a dobradinha Orquestra + Museu, conferir a programação no site. Aproveite para andar um pouco pelo campus da PUC e tirar umas fotos com os dinos por lá espalhados!

Campus da PUC Minas - Belo Horizonte/MG

No mais, caso também tenha um pequeno curiosos perto ou dentro de você, que curte um pouco de fósseis e dinos, super aconselho a visita.

Marcadores: , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial