09 março, 2017

Galeria Homero Massena - Centro - Vitória - ES

A Galeria Homero Massena, localizada na Cidade Alta, Centro de Vitória e próxima ao Palácio Anchieta, funciona desde 1977 e é um espaço da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT), voltado principalmente para a produção contemporânea de artes plásticas.

Diversas são as exposição que ocorrem na Galeria. Sua missão é 'promover o reconhecimento de novos talentos capixabas na área de artes visuais por meio de ações que valorizem a interação com a comunidade, a inclusão social, a prática da cidadania e difusão do conhecimento'. A Galeria funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h e aos sábados, das 13h às 18h.

Neste ano de 2017, a Galeria completa 40 anos, e as comemorações começaram com a exposição Acervo de Afetos, que por sua vez reúne obras de Arte Naïf voltadas para o público infantojuvenil. A exposição teve seu início em 02 de Fevereiro, e vai até 15 de Abril. 

Entrada da Galeria


Mas e o que é Arte Naïf? É na realidade uma vertente artística de representação instintiva, na qual a espontaneidade se sobressai à técnica. É a arte ingênua, inocente - e por isso do agrado do público infanto juvenil.

A entrada da Galeria já estava estilizada, própria para agradar o seu público chave. E pensando nos pequenos, as obras estavam devidamente alocadas para o conforto visual deles.

Vista da Galeria na entrada

Quadros baixos

Para os adultos melhor observar: a dica é abaixar!

Abaixou? Aí fica tranquilo de apreciar!

Detalhe das obras: quadro + teto


Além dos quadros devidamente expostos, com temas cotidianos e de paisagens comuns aos capixabas, havia também uma parte interativa - pensando no público infantil e adulto! Eram quebra-cabeças de diversos formatos, tamanhos e grau de dificuldade, além de uma moldura e fundo para possar para uma foto.

Quebra-cabeça

E na tentativa e erro, ele foi sendo montado!

O cuidado da pequena colocando a última peça

Esse montamos uma infinidade de vezes - e cada uma com uma obra diferente

Foto nas nuvens


Os obras expostas são de autoria de Ângela Gomes, Elpídio Malaquias, Luiz Natal, Nice e Rômulo Cardozo. Retratam o Cais de São Mateus, Estação Ferroviária de Marechal, Tartarugas, Pescaria, Cacaueiro e Aves, entre outros. Ao todo, acredito que em uma hora seja suficiente a visita a exposição + interação.

Aliás, a possibilidade de interação com as obras foi ótima, e confesso que sinto falta disto em muitos museus e exposições que vamos com a pequena. Observando que este é um ano comemorativo para a Galeria, ficar de olho na sua programação é uma dica quente!

Como a Galeria é próxima ao Palácio Anchieta, vale a pena um pula lá, para quem não conhece. 

Marcadores: , , , , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial