21 dezembro, 2016

Praia do Ermitão e Parque Morro da Pescaria - Guarapari - ES

Considero Guarapari o paraíso perto de mim. O município é cheio de praias deliciosas, e para ajudar, algumas com acesso por algum tipo de trilha - que amamos! 


Numa das idas para Guarapari, fiquei 'caçando' no mapa as praias mais interessantes para visitar. E aqui coloco como interessantes as que atendem aos seguintes requisitos: área para deixar a pequena correr; possibilidade de avistar alguma fauna marinha; trilhas como acesso; águas claras. Pois bem, encontrei no mapa a Praia do Ermitão, e o seu acesso - a trilha pelo Parque Morro da Pescaria.

Praia do Ermitão


O Parque Natural Municipal Morro da Pescaria é uma península que separa a Praia do Morro e a Praia da Cerca. O acesso a este é no final da Praia do Morro, e nele é possível fazer algumas trilhas - demarcadas pelo Parque. A entrada é uma graça - possui um píer (que estava interditado) e um Golfinho logo de cara. O parque conta com uma sede administrativa, bebedouro na entrada e uma pequena área de descanso (ou para recarregar as energias).

A bonita e o Golfinho

 Portal de entrada do Parque Morro da Pescaria

 Escultura de uma onça

 Sede do Parque


A entrada no Parque custa R$3,00 (três reais) por adulto. Manu não pagou, mas confesso que não reparei até que idade é free! Logo ao passar pela guarita tem  um banner explicativo da área do Parque, e os acesso as Praias que formam este: Praia do Ermitão, Praia da Areia Vermelha e Prainha do Sul. O horário de funcionamento do parque é das 6-18 horas, diariamente.

A trilha que leva até a Praia do Ermitão é bem sinalizada, de fácil acesso e de apenas 1 km. A caminhada é leve em praticamente todo o percurso - exceto na parte que estamos subindo para o Morro da Pescaria. Além de bem sinalizada, é possível encontrar lixeiras em todo o percurso da trilha. O visual da trilha é um encanto a parte - aproveite para faze-la com calma e aproveitar!

 Início da trilha para a Praia do Ermitão

 Vista da trilha

 Lixeiras posicionadas em toda trilha

 Sinalização


Antes de chegar propriamente na Praia do Ermitão, chegamos na lanchonete. Ela é equipada com ducha (para clientes) e ali é possível comprar desde porções a bebidas, a preços não abusivos. Como não conhecia, preferi levar meu kit-dia de alimentação de casa, mas já repenso numa próxima vez! Ah: é possível também alugar guarda-sol e cadeira de praia na lanchonete!!!

 Lanchonete - Praia do Ermitão


Chegando na Praia do Ermitão, foi aquele encanto! A bonita já foi querendo entrar na água, enquanto nós fomos montar nosso acampamento - sombrinha e canga nesta vez! Depois, hora de aproveitar o sol e a água salgada do mar!

 Entrada para a Praia do Ermitão

 Aproveitando o Mar!

 Vista para a Praia do Ermitão - da entrada pela Lanchonete


Caminhando um pouco pela praia é possível chegar nas pedras que tem nesta. Lá, além de um visual lindo, formam piscininhas na maré baixa. A mais rasa (devia ter uns 20 cm) fez o maior sucesso com a pequena. Já a maior (acredito que tenha cerca de 60 cm) tinha uns sargentinhos (peixinhos com listras amarelas e azuis). Enquanto apreciávamos a vista dali, tivemos a honra de ver uma arraia saltando - foi a coisa mais linda. Ah: na praia é também possível ver outras especies da nossa fauna, como tartarugas e peixes diversos!

No retorno para o nosso 'acampamento', a Manu aproveitou para tirar um cochilo rápido e recarregar a bateria para a parte da tarde. Logo que a maré começou a subir, tivemos que puxar a sombrinha para mais próxima da vegetação de restinga. Aqui fica logo a dica - já coloca perto, para não ter que realocar a sombrinha depois. 

Para alimentação, levei chup-chup de frutas cítricas (serve de gelo para conservar o suco e ainda refresca!), suco congelado, água, frutas (desta vez, as escolhidas foram as lichias e melão já cortado em cubos), almoço rápido (arroz de carreteiro) e amendoim. Deu até a hora programada, mas saber que qualquer coisa tinha uma lanchonete ali foi ótimo!

 Indo para as pedras

 Vista da Praia do Ermitão das pedras

 Curtindo a vista!

 Será que alguém estava feliz?

 Piscininha 'kids'

 Modelando com cabelos ao vento!

 Piscininha 'maior'

 Um pouquinho mais da Praia do Ermitão

 Descanso da tarde

 Praia do Ermitão - Vista das pedras


No retorno, enquanto fazíamos a trilha, estava um calor que só. Aí não resistimos e fomos conhecer a Praia da Areia Vermelha. Dá para avistar ela pelo mirante - e aí a vontade de cair na água novamente só aumenta. A trilha para esta praia não é claramente sinalizada, mas é logo após a descida do mirante em direção a entrada principal do Parque. Ela recebeu este nome devido a uma faixa de areia vermelha que é possível identificar na sua pequena faixa de areia. Infelizmente avistamos lá algumas sacolas plásticas, na parte das pedras - uma pena! Ela fica funda logo e a correnteza ali é forte para crianças - então todo cuidado é pouco. Mas suas águas conseguem ser claras que só!

 Vista do Mirante para a Praia da Areia Vermelha

 Faixa de areia vermelha - Praia da Areia Vermelha

 Águas límpidas - Praia da Areia Vermelha


Chegando na Praia do Morro, aproveitamos para tomar um picolé e partir rumo a nossa casa. 

Conseguimos colocar o carro na sombra - fato que ajudou na hora de entrar nele para ir embora. E a dica aqui é, além de chegar cedo, pensar como estará o sol na hora que pretende partir. 

Levamos conosco nosso kit-praia reduzido: guarda-sol, canga, mochila térmica com mantimentos, bolsa com brinquedos, protetor solar, boia, chapéu de praia e disposição. Mas para os mais empolgados, a trilha não é longa e dá para levar cadeira de praia de boa!

No mais, curta a dica! O passeio é muito gostoso, e o perigo de tirar um dia para faze-lo é só querer voltar lá!

Ops, tem mais!!!

Esta postagem faz parte de uma blogagem coletiva da iniciativa @capixabasindicam, com o tema Roteiros de Verão no ES. Os blogs participantes desta blogagem, além deste que vos escreve,  são:


Aproveita que só tem dicas tops!!!

#CapixabasIndicam #RoteirosdeVerãonoES #PeloMundocomManu #GuiaeTurismo #TerraCapixaba

Marcadores: , , , , , , , , , , ,

8 Comentários:

Às 21 de dezembro de 2016 às 10:15 , Blogger Terra Capixaba disse...

Fantástico post sobre esse lugar maravilhoso em Guarapari! Tô doido pra voltar aí!!!

 
Às 21 de dezembro de 2016 às 18:04 , Blogger Unknown disse...

Adorei o blog e as dicas Emilia!! ;)

 
Às 23 de dezembro de 2016 às 12:24 , Blogger Emilia disse...

Obrigada pelo comentário! E de fato, lá é muito top!

 
Às 23 de dezembro de 2016 às 12:24 , Blogger Emilia disse...

Obrigado Vitor!!!!

 
Às 28 de dezembro de 2016 às 02:46 , Blogger Confiance Bike disse...

Muito oa dica. A anos que não passo próximo ao morro da pescaria. A 20 anos atrás fazíamos trilha de bike ali. A praia ao redor é bem convidativa. E parabéns pela materia bem explicativa e recheada de belas fotos.

 
Às 28 de dezembro de 2016 às 06:19 , Blogger Emilia disse...

Obrigada!!!

 
Às 18 de abril de 2017 às 12:03 , Blogger Fabio Pastorello disse...

Que lugares lindos... pena mesmo que não deu pra gente conhecer :-/

 
Às 26 de abril de 2017 às 15:58 , Blogger Pelo Mundo com Manu disse...

Pois é Fabio, uma pena mesmo! Mas quem sabe não é a deixa para curtir o ES em outra oportunidade?

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial