16 janeiro, 2019

5 lugares para curtir o verão no Espírito Santo

Nos calendários oficiais de clima e tempo o verão acaba em 20 de março, mas pelo Espírito Santo podemos estender as altas temperaturas e o clima gostoso desta estação até meados de maio ou mais. Somando o sol brilhando com o fato de ser banhado pelo Atlântico e ter cachoeiras e regiões montanhosas, o Estado é um prato cheio para quem curte aproveitar o verão na água, e a gente separou aqui 5 lugares que são ideais para os dias de sol quente e já estão nos nossos corações!

Praia do Ermitão - Guarapari/ES

Ilhas Itatiaia

Pertinho da capital, Vila Velha é conhecida pelo Convento da Penha e por suas praias. Mas o destaque aqui vai para as Ilhas Itatiaia. Formadas pelo conjunto de 7 ilhas, este arquipélago fica a cerca de 20 minutos de barco da Praia de Itapuã. A ilha mais cobiçada e visitada é a do Boqueirão, onde é possível ver duas pequenas praias e muitas piscinas naturais. 

Ilhas Itatiaia - Vila Velha/ES

Para chegar a este paraíso, é só chegar na Praia de Itapuã, em frente a colônia de pescadores, e combinar com uma das equipes que ali fazem a travessia. Esta pode ser tanto com uma lancha quanto com barcos menores. Caso vá em grupo, aproveite para negociar preços (se todos forem numa ida só, é possível conseguir algum desconto). Já pagamos de R$30,00 a R$50,00 por pessoa, de acordo com o tipo de transporte escolhido e número de pessoas no barco/lancha. 

Ilhas Itatiaia - Vila Velha/ES

Nas ilhas é proibido qualquer tipo de comércio, e não tem qualquer infraestrutura. Então, ainda em terra firme, programe a estadia lá (tempo que irá querer ficar, o que deverá levar e o que será necessário) lembrando que ela é uma área de preservação ambiental e todo o lixo produzido deverá voltar contigo. Não se esqueça de protetor solar, óculos escuros e água!

Será que ela curtiu? Ilhas Itatiaia - Vila Velha/ES

Outro detalhe importante: de acordo com a norma ambiental vigente, o período de visitação as Ilhas Itatiaia vai de 15 de outubro a 15 de abril. Fora deste período, o desembarque é proibido, para manutenção da reprodução de aves migratórias que a usam de berçário.


Hidrolândia Parque

Conhecida por suas cachoeiras de cor de esmeralda, a região do Caparaó é puro encantamento o ano inteiro. E no verão, nada melhor do que aproveitar suas águas geladas. Das cachoeiras e poços no entorno do Parque Nacional do Caparaó, o destaque aqui vai para o Hidrolândia Parque. Lá, são alguns poços propícios ao banho e ainda para quem um pouco de disposição (e condição), é possível andar por pequenas trilhas seguindo o fluxo de água e conhecer mais um pouco do Parque. 

Hidrolândia Parque - Iúna/ES

Curtindo as cachoeiras de Hidrolândia - Iúna/ES

Localizado a cerca de 230 km de Vitória, para entrar no Hidrolândia Parque é necessário pagar uma pequena taxa de manutenção. No local, é servido comida caseira e preparada no fogão a lenha no sistema de quilo, e também é possível consumir alguns produtos industrializados (como biscoitos, doces e chips). Devido a distância da capital, caso esteja hospedado em Vitória, aconselho a pensar em talvez pernoitar pela região (no Parque tem área de camping e no entorno também é possível encontrar algumas pousadas) e conhecer outras cachoeiras da região.


Parque Estadual de Itaúnas

Se curte andar de chinelos, sentir o vento e ver o mar sem ter que se preocupar com o ponteiro do relógio, Itaúnas é o lugar certo. O destaque para este parque não está exatamente na sua praia, mas no conjunto da obra. As dunas que devem ser atravessadas para chegar a praia tem o tamanho certo para serem superadas numa caminhada sem desanimar o turista. E do alto das dunas, a paisagem ganha um filtro especial e avistar as cabanas na beira do mar e o rio Itaúnas só somam ao cenário.

Parque Estadual de Itaúnas - Conceição da Barra/ES

Dunas de Itaúnas - Conceição da Barra/ES

Para alcançar a praia de Itaúnas é possível tanto seguir pelo caminho tradicional (andar um pouco após e ponte e subir pelas dunas) quanto percorrer a trilha do Tamandaré, que é sombreada mas deixa um pouco mais afastado dos quiosques. A dica: vá pela trilha, ande até as cabanas e retorne pelas Dunas (e se possível, para ver o sol se pôr).

Manu nas dunas - Parque Estadual de Itaúnas - Conceição da Barra/ES

Itaúnas fica a aproximadamente 270 km da capital, Vitória. Praticamente todo o seu percurso é asfaltado - exceto pelos últimos 20 km, que já tem previsão de receber asfalto também. Aqui a recomendação também é aproveitar e pernoitar pela Vila de Itaúnas, e quem sabe, curtir um forró pé de serra a noite.


Cachoeira Moxafongo

Localizada em Santa Leopoldina, cerca de 50 km de Vitória, essa Cachoeira é apenas uma pequena amostra das belezas naturais da região. Seu poço principal pode chegar a até 3 metros de profundidade, exigindo do banhista um cuidado adicional caso não saiba nadar ou esteja acostumado com esse ambiente, mas um pouco abaixo da queda principal do Eco Parque Cachoeira Moxafongo tem uma boa área para banhos mais tranquilos. 

Cachoeira Moxafongo - Santa Leopoldina/ES

Eco Parque Cachoeira Moxafongo - Santa Leopoldina/ES

É necessário pagar uma pequena quantia para a manutenção do parque, que também conta com restaurante e um bar. No local, também é possível fazer passeios de quadriciclo, para quem quiser um pouco mais de emoção.


Praia do Ermitão

Para conhecer a Praia do Ermitão, faz-se necessário entrar no Parque Municipal Morro da Pescaria e percorrer uma trilha de cerca de 1 km. A trilha é toda sombreada, levemente inclinada. No final da trilha, eis a Praia do Ermitão.

Praia do Ermitão - Guarapari/ES

Tanto pela esquerda quanto pela direita da praia é possível andar sobre as rochas e explorar um pouco das piscinas naturais que se formam na maré baixa. Ouriços, ermitões e peixinhos podem ser observados.

Praia do Ermitão - Guarapari/ES

Nas proximidades da praia existe uma cabana que vende alguns petiscos, água e afins, para aqueles que não quiserem levar nada consigo. Na entrada do parque, há bebedouro e banheiros, além de torneira para lavar os pés. 

Localizada no final (ou início) da Praia do Morro, o Parque Municipal Morro da Pescaria fica a cerca de 60 km de Vitória, e é possível fazer um bate-volta da capital para este paraíso.


Agora, é só definir qual será o seu destino no próximo final de semana de sol e aproveitar as belezas capixabas!





Marcadores: , , , , , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial