01 fevereiro, 2016

Praia de Santa Cruz

A Região Metropolitana de Vitória é cheia de belezas naturais para todos os gostos, mas o seu entorno também não fica para trás. Percorrendo cerca de 65 quilômetros ao norte chega-se em Santa Cruz, uma praia do litoral de Aracruz que tem muitas particularidades, que para mim, só somam pontos positivos a este recanto.

A 'praia' de Santa Cruz encontra-se a vila de mesmo nome, e ali é possível ver o encontro das águas do rio Piraque-Açu com o mar. Esta característica possibilita uma diversidade de vida marinha única ao local.


Praia de Santa Cruz


De acordo com a maré e a vazão do rio, a água pode estar mais turva (lembrando que aqui é um estuário), mas demos muita sorte e as águas estavam cristalinas.

Outra característica do lugar é que não tem ondas, ou seja, tudo o que deixa os pequenos mais confiantes para entrar na água sozinhos - aí redobre o cuidado. Logo que chegamos Manu foi logo conferir a qualidade da água!


 Manu checando o local


Ficamos pela manhã próximo ao Restaurante Travessia, em uma área bem arborizada e com uma parte gramada. A faixa de areia é curta, mas deu para as crianças aproveitarem e ali brincar.

Na hora do almoço, acabamos almoçando ali mesmo no restaurante, e descobrimos que em 'sua' parte interna a praia continua, inclusive com a vantagem de ter a mesa mais próxima a água.



 Faixa de areia

 'Cais'


Não sei se demos muita sorte ou se é comum por lá, mas vimos golfinhos próximo ao estuário. Para os que tiverem vontade, também é possível fazer passeio de escuna pelo Manguezal e rio Piraque-Açu. No nosso caso, ficamos apenas na praia mesmo, e deixamos a escuna para outra ocasião.

Quanto a infraestrutura da praia, infelizmente não tem para o banhista que não estiver como ponto de apoio algum restaurante ali instalado. 

Para este passeio, levamos apenas o kit básico de praia e a vontade de ficar na água descansando. E voltamos para casa com a vontade, de em outra oportunidade, fazer o passeio de escuna.




Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial