Manguinhos - Serra - ES

Infelizmente, não confio muito nas praias da minha linda Vitória. Assim, quando queremos tomar banho de mar, aqui em casa, vamos as praias das cidades vizinhas: Serra ou Vila Velha.

Por gostarmos mais da atmosfera calma e ambiente familiar de Manguinhos, costumamos ir mais a Manguinhos (na Serra) do que as praias de Vila Velha. Outro fator que também conta é que o combo água+areia é ótima para a pequena! 

Manguinhos

São 14 quilômetros de Vitória a Manguinhos. E chegando ao balneário (que é um bairro residencial de Serra), você pode escolher um ponto dos quase 3 quilômetros de orla. Vou destacar aqui os três pontos que costumamos ficar, sendo que o nosso critério é basicamente o tempo que iremos permanecer na praia e o que queremos no dia (e quanto estamos pensando em gastar).

Coloquei no 'mapinha' abaixo a localização dos três pontos, e vou tentar descrever cada um aqui e o que me atrai neles.

'Nossos' lugarem em Manguinhos


No ponto 1 existem algumas pedras, que em maré baixa formam piscininhas ótimas! Ali perto tem o Espaço Enseada Maguinhos, que tem uma boa infraestrutura para quem deseja consumir itens na praia e almoçar ali. Um pouco mais a frente tem o Bar do Brito, que também conta com banheiros e chuveiros para uma ducha antes do retorno para casa. Mas, embora este local tenha esta oferta de 'restaurantes', ele também é ótimo para levar de casa o que achar que convenha, e devido a boa extensão da faixa de areia, é possível montar uma boa 'sombra' e curtir de boa a praia. Sempre que vamos neste ponto vejo muitas famílias com crianças, que ficam ali na areia curtindo a praia. E nós, como de costume, levamos o nosso 'kit', que nos dá autonomia para ficar sempre na areia com a pequena. Como até o momento não consumir nada além de água de coco nestes locais, não tenho como me delongar na avaliação deles.

Sobre a praia ali: vá na maré baixa, para identificar onde há pedras, e assim quando a maré subir, conseguir se banhar com tranquilidade.

Praia de Manguinhos no Ponto 1

Nosso kit para uma manhã: guarda-sol, cadeiras e bolsa com protetores, água, frutas, toalhas e brinquedos

Ponto 1 da praia com a maré baixa: pedras e piscininhas a vista!

Piscininha para a pequena


Ponto 1 com maré cheia: sabendo onde estão as pedras, hora de ir para o mar!

Manu aproveitando a faixa de areia no Ponto 1

Destaque para a faixa de areia


O Ponto 2 é o que mais vamos. Gosto bem da praia ali. A faixa de areia não é tão grande como a do Ponto 1, mas não tem tantas pedras, o que permite chegar mais tarde e ir com mais tranquilidade para o mar. No Ponto 2 tem algumas pequenas ondas, que dá para já ir praticando um Jacarezinho. 

Geralmente no Ponto 2 tem ambulantes vendendo água de coco e outras coisas. Também é bem próximo de outros dois restaurantes, o Estação Primeira de Manguinhos e o Maria Mariana, que tem ótimas opções de almoço, além de uma boa infraestrutura de apoio.

Destes restaurantes, costumo ir mais ao Estação Primeira, por ali ter uma boa área kids. No alto do verão, costuma lotar e os pratos demoram bem, então é bom ir no início da fome para não ficar de mal humor. No cardápio tem a opção de prato kids, para quem desejar ficar na praia e só ir dar o almoço da criança. Este prato demora um pouco (no alto do verão, esperei uns 40 minutos), mas como tem os brinquedos, dá para distrair a criança e depois voltar para a praia. O Maria Mariana tem um ambiente que considero mais aconchegante. Na minha opinião, prefiro ir lá e aproveitar o ambiente, e aí, depois, voltar para casa.

Para quem preferir, tem também um restaurante a quilo, o Chico Bento, perto dali. Nunca fui lá, então nem tenho como falar muito.

Ponto 2: Próximo a Estação Primeira de Manguinhos

A 'Bonita' brincando no Ponto 2

Parada no Estação Primeira para o almoço da pequena


O Ponto 3 é um que guardo no meu coração. Ali foi o primeiro banho de mar da Manu. E o que me levou a este ponto? Em um dia de trabalho, paramos nele para realizar coleta de água, e fiquei encantada como ali é bem raso e a água clara. Analisei o local e vi que há um restaurante (Villarejo) com chuveiro e me passou a tranquilidade que queria. Então num dia de sol, fomos nós lá com a pequena. Dá para ficar na areia e depois subir para o Restaurante. Nele há também como deixar o carro no estacionamento do Restaurante e, se chegar cedo, na sombra.

Manu conhecendo o mar - com 8 meses

Aproveitando para tomar banho e mar e de sol no Ponto 3

Na sombra com o papai


Depois de ficar no sol durante o período recomendado, usamos bem a estrutura do restaurante. Lá tem área kids e uma boa parte gramada. Quando Manu era pequena (na época de meses), levávamos a piscininha dela e eles deixavam encher com água corrente, e na sombra ela continuava a brincar na água. Também destaco aqui que esquentavam a papinha dela que levava quando ainda não almoçava conosco. Então além de ser um local que acho bem tranquilo de praia, o atendimento diferenciado e atencioso marcou bastante, e faz que sempre que queira ficar o dia na praia, penso em ali ficar.

Bom, mas Manguinhos tem muito mais do que ali esta relatado. O local oferece outros tantos restaurantes e atrações que não cabem aqui a descrição. Para os que gostaram e querem conhecer, aproveitem para caminhar pela praia e descobrir o que ela reserva!

O bom é que por ser perto de Vitória, as vezes vamos apenas para ficar uma horinha na praia, só para tomar uma banho e voltar. Outras, nos damos o luxo de aproveitar ali o dia. E de todas as formas, sempre nos faz bem!

Comentários

  1. Olá, Manu!

    Gostei muito da sua primeira foto (DSC02743.JPG). Sou morador da Serra e acho que ela retrata bem Manguinhos.

    Posso usar essa foto no cabeçalho do blog que eu estou montando? Se autorizado, eu daria créditos a você e colocaria um link para o seu blog na página "Sobre".

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Meu nome (redatora do blog) é Emilia. Manu é minha pequena - e razão do blog! Pode sim usar a foto! Depois coloque aqui como ela ficou! =)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrolândia Parque - Iúna - ES

Descobrindo Costa Dourada (Mucuri - Bahia)

Santa Teresa: Roteiro de 2 dias para aproveitar a cidade