17 maio, 2017

Pocando no ES 2 - Guarapari

Dando continuidade aos relatos do #PocandonoES, vamos para o nosso terceiro dia do evento - que não podia deixar de lado Guaraparis (para os mais chegados!), mesmo ela estando hoje na Região Metropolitana da Grande Vitória (e não mais no litoral sul capixaba).


Praia dos Padres - Meaípe - Guarapari


Nossa pernoite foi na Guarapousada, e como chegamos já tarde e muito cansados, nem deu para conhecer/curtir nada além da cama. Quando acordamos, o tempo para tomar café/conhecer a pousada era curtíssimo, mas deu para se encantar com alguns detalhes de lá. Dentre eles, a mesa do café da manhã super recheada, e das mais diversas variedades de pães, bolos e queijos. Para variar, Manu se fartou, e eu, passei vontade! Na pousada também tem alguns modelos de antigos automóveis, uns de 1935 (OMG!) super bem conservados. Segundo uma funcionária, o pai do dono da Guarapousada é apaixonado por carros antigos, e além de cuidar deles com muito carinho, os deixa expostos para a alegria dos hospedes. 

Mesa do café da manhã - Guarapousada

Opções para o café da manhã - Guarapousada

Exposição de carros antigos pela Guarapousada

Muita área verde e bem cuidada - Guarapousad

Vista do nosso quarto - Guarapousada


Saindo da Guarapousada fomos direto para a Praia dos Padres, em Meaípe. O acesso a esta praia foi por muito tempo exclusiva dos 'donos' dos terrenos que a cercam ou por quem se arriscava por um costão rochoso que existe por ali. Mas, de uns anos para cá e com a expansão imobiliária, acessos foram abertos (por exigência da prefeitura e dos turistas - e também em cumprimento a legislação brasileira). Atualmente, o melhor acesso é pela parte alta de Meaípe, no qual tem uma escadaria, com corrimão para dar apoio na descida. A descida em si já é um cenário lindo - muito verde e ouvindo o barulho do mar ao fundo.


Descida para a Praia dos Padres


Chegando a Praia dos Padres, a vista que se tem é de uma barreira de castanheiras, que nos oferecem as suas sombras para deleite. Há lixeiras para que o resíduos ali gerados não sejam abandonados pelas areias da praia, e por fim o local seja conservado.

Barreira de Castanheiras e muita sombra


A Praia dos Padres costuma ser bem frequentada no verão e dias de sol, sendo difícil em muitas vezes achar um lugar à sombra (ou no sol). Mas, como parecia que o final de semana todo estava destinado para o encanto dos blogueiros com os locais que viam, a praia estava praticamente deserta, só para o #PocandonoES.

Desda vez não exploramos o costão rochoso do lado direito da praia, mas garanto que andar por ali é muito gostoso. Há uma prainha menor, com peixinhos e ouriços (muitos, aliás) e alguns coqueiros que só somam ao visual. Fica aqui a dívida de fazer um post detalhado sobre o lugar!

Praia dos Padres

Estudando as ondas

Manu modelando

E a brincadeira é na areia

#PocandonoES

We! ❤

#pelomundocommanu


A praia dos Padres foi o local escolhido para o banho e encanto dos blogueiros. A água não estava tão límpida como fica, mas também não estava tão gelada - para nossa sorte. Um detalhe aqui é que a Praia dos Padres não conta com quiosques ou algo do tipo. No pico do movimento é possível encontrar ali alguns ambulantes - e em consequência, de churrasquinho a picolé!

E como não dava para ficar parado, fizemos um rápido tour pela badalada Bacutia e Peracanga. Ambas praias são muito belas, lotam no verão e finais de semana ensolarados. No verão, alguns quiosques itinerantes são encontrados na Bacutia. Já em Peracanga, alguns restaurantes bem próximos a praia fazem as honras, servindo os mais diversos petiscos. 

Bacutia e sua orla

Um dos acessos a Praia de Bacutia

Acesso a Peracanga

Praia de Peracanga

Peracanga com sol e quase deserta: sorte do dia!


O tempo em Bacutia e Peracanga foi curto, e logo fomos conhecer o Mirante do Ipiranga. Lá de cima tem-se uma vista privilegiada da Praia da Areia Preta e Siribeira. Ficar ali bons minutos apreciando é a dica - alimenta a alma de boas energias!

Mirante do Ipiranga (Siribeira ao fundo)

Mirante do Ipiranga - parte direita


Só um pouco mais do mirante - não me conti!


E por muito tempo um dos cartões postais de Guarapari foi a Praia da Areia Preta - que com suas areias monazíticas repletas de propriedades terapêuticas auxiliam no tratamento de algumas doenças reumáticas, conferindo a Guarapari o título de Cidade Saúde. Na foto abaixo é quase que um flagra de um turista (ou morador) aproveitando das propriedades da areia preta. 

Praia da Areia Preta - achou?


O passeio ainda se estendeu pela Praia das Castanheiras, que já contamos dela em outro post/momento. Mas nós, dali mesmo, fomos direito para destino final do encontro - Meaípe! Ao lado da Praia dos Padres, tem-se a praia de Meaípe. Águas claras, faixa de areia curta e um visual deslumbrante, que somado a beleza do lugar, ainda tem uns barcos de pescadores que no final da tarde só deixam a paisagem ainda mais bucólica.

Meaípe

Quem não quer uma vista assim?

Para finalizar com chave do outro o #PocandonoES, o nosso almoço foi no Gaeta. Para quem não conhece, o Gaeta tem apenas 50 anos de estrada, comemorando bodas de ouro em Meaípe. O senhor Nhozinho recebeu em 2016 o diploma de Moquequeiro, por sua habilidade nesta iguaria capixaba. Além da famosa e requisitada moqueca capixaba de peixe, devido aos dotes culinários do sr. Nhozinho outra moqueca encanta os turistas e orgulha os capixabas: a de banana da terra! O sabor, indescritível!!!! No nosso cardápio, estava camarão empanado, torta capixaba, moqueca capixaba e moqueca de banana, pirão e arroz de acompanhamento - para ninguém poder ousar de reclamar! E para finalizar, a famosa torta de coco do Gaeta!

Sr. Nhozinho apresentando a Torta Capixaba

Moqueca Capixaba

Balas comemorativas das bodas de ouro do Gaeta


E como a gente conhece a cultura e o povo do lugar também conhecendo a culinária, não pode-se reclamar que no #PocandonoES este quesito foi pra mais de bem apresentado. Guarapari deixou vontade de quero mais, com um céu azul e um dia lindo de verão. A parte boa de morar pertinho é que assim que o sol apontar, é só correr para Guarapari!!!!

No mais, muito grata ao Capixaba na Estrada pela organização e convite! Adoramos participar do #PocandonoES, e já estamos prontos para outra!!!!

Também é possível ver a visão de outros blogueiros sobre este dia. Qual tal dar uma conferida?

- Viagem Massa: Onde Comer Moqueca em Meaípe - ES: Gaeta
- Viajante Comum: Já para a cozinha! Receita da Moqueca Capixaba do Restaurante Gaeta
- Caminha Gente: Guarapari. Pocando no ES - 2ª Edição fecha ao fim e deixa saudades
- Guia e Turismo: Meaipe, lugar gostoso de Guarapari

No mais, nos vemos mais por aí!!!! 


Organização: Capixaba na EstradaUniverso Fox
Guia Oficial: Guia & Turismo
Apoio: Quality Suites Vila VelhaChácara Feliz PousadaHotel Guara PousadaGo inn VitóriaIbisOrquídea Café
Transportadora Oficial: Latam Airlines
Apoio Institucional: Guarapari ConventionPrefeitura de AnchietaGoverno do Estado do Espírito SantoAHTG
Parceiro: WisRDV ConfecçõesAssociaçã IririvivoCafé CarameloChocolateria BrasilEspadarte HotelCervejaria Barba RuivaViagema, Alfa, Restaurante Week, CDC, Hotel Ilha do BoiCantina Mattiello
Agradecimento: Pousada Mar e MataClaidsAprendiz de ViajantesEscritório Arte Dayse ResendeQual é QuadrinhosRestaurante Atlântica, Pedra Azul Ecotur, Laticínio Lorena, Loja Beleza CapixabaBristol Hotels

Marcadores: , , , , , , , , , , , ,

12 Comentários:

Às 17 de maio de 2017 às 07:19 , Blogger Marcelo Ribeiro disse...

Deu saudades, quero voltar com todo mundo.

 
Às 17 de maio de 2017 às 13:03 , Blogger Pelo Mundo com Manu disse...

De fato, foi um dia maravilhoso!!!!

 
Às 17 de maio de 2017 às 13:39 , Blogger Unknown disse...

Deu saudades do pocando!!

 
Às 23 de maio de 2017 às 13:13 , Blogger Pelo Mundo com Manu disse...

Foi uma delícia! Mas estamos aí para o próximo, que bem pode ser uma versão de inverno!

 
Às 10 de junho de 2017 às 09:13 , Blogger Unknown disse...

Foi ótimo esse encontro! Lendo o post deu saudades!

 
Às 24 de junho de 2017 às 14:43 , Blogger Pelo Mundo com Manu disse...

Que bom que gostou do #PocandonoES! estamos de braços abertos para outras visitas ao ES!

 
Às 12 de julho de 2017 às 14:01 , Blogger Jonathan disse...

Nossa, minha vontade era ficar na Praia dos Padres o dia inteiro.

Agora sobre o Gaeta... aaaaai que saudades!

 
Às 14 de julho de 2017 às 07:04 , Blogger Caminha Gente disse...

Emília, como sempre você arrasando nos artigos. Amo seu modo de explicar as coisas e relatar, tudo muito bem explicadinho e com detalhes..deve ser coisas de mãe..kkkk
Espero que no próximo pocando troquemos mais figurinhas..temos que marcar um chá..rssrs

Bjo grande !!

OBS: na Manuzinha tb, a grande atriz da historia.

 
Às 14 de julho de 2017 às 09:03 , Blogger Camila Liaboa disse...

Que delícia de post! Adorei esse dia, foi super completo com banho de mar, praias maravilhosas e um almoço espetacular! Quero voltar!

 
Às 14 de julho de 2017 às 19:20 , Blogger Terra Capixaba disse...

Emília, seus textos são excelentes! Foi um prazer compartilhar desses momentos incríveis com vocês!!!

 
Às 15 de julho de 2017 às 11:22 , Blogger Ana Carolina Santos disse...

Amei a Praia dos Padres! Mas acho Meaípe um cantinho muito especial :) A praia muito familiar, moqueca na beira da areia e doce de jaca sensacional! Já podemos voltar? :)

 
Às 17 de julho de 2017 às 16:37 , Blogger RozembergueN disse...

Guarapari é linda! A Manu aproveitou bastante!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial