10 janeiro, 2016

Parque Pedra da Cebola - Vitória - ES

Mesmo não tendo lá grandes dimensões, a cidade de Vitória é bem 'abastecida' por Parques Municipais. Deles, talvez o Parque Pedra da Cebola seja o que tenha maior visibilidade: está localizado perto da UFES e possui acessos por mais dois bairros (Jardim da Penha e Mata da Praia), possui uma extensa área geralmente bem mantida, com parquinhos de areia, gramados, sombras para piqueniques, receptivo, animais pelo parque e na fazendinha, lagos para apreciação, lanchonete, bebedouros, banheiro e área para a pratica de caminhada/corrida. 

A área, uma antiga pedreira, foi recuperada e transformada em Parque Municipal. Como já sugere o nome, a 'atração' do parque fica por conta da Pedra da Cebola. Há um pequeno caminho que circunda a Pedra da Cebola - nível fácil e uma 'aventura' para as crianças.

Pedra da Cebola

Pedra da Cebola - de outra visada

Nós e a Pedra


Na parte alta (próximo as casas e ao colégio vizinho do parque) é possível ver coelhos e hamsters. Eles geralmente ficam num aglomerado de arbustos.

Coelho

Hamster

Manu destemida


Na área central do parque há um grande parquinho de areia. A área deste parquinho é boa, e próximo a ele tem uma área coberta que conta com mesas, bancos, bebedouro e torneira. Nos finais de semana, pela manhã, ali tem uma pipoqueira e também um sr. vendendo água de coco. Um pouco mais abaixo (só seguir um caminho ou ir pela 'rua' asfaltada) tem outro parquinho de areia. Este segundo parque é um pouco menor e conta com menos brinquedos, e é próximo a lanchonete do parque. Na lanchonete não tem muitas opções saudáveis, mas deixo minhas sinceras recomendações ao picolé que é ali vendido (da Hauster). Do outro lado deste parquinho tem um extenso gramado, no qual é possível ver galinhas, patos, gansos e até um pavão dando o ar da graça. Dali também é possível ver um dos lagos do parque.

Manu brincando no parquinho de areia

Mais da Manu (aqui pimpolha) no parque de areia

No dia que brincamos de 'achar o tesouro'

Passeando pelo parque

Manu no segundo lago (próximo ao Centro de Educação Ambiental do parque)

Observando a vida do lago


Na área gramada próximo a Pedra a Cebola há boas sombras, que pessoalmente gostamos de aproveitar para fazer piqueniques. 

Área do Parque

Manu e a prima curtindo o piquenique


Pelo parque também é possível ver alguns exemplos de reuso de pneus e pets.

Reuso de pneus na entrada do Parque pela Reta da Penha

Reuso de pneus próximo a Pedra de Cebola

Reuso de pets próximo a Pedra da Cebola


Próximo a entrada baixa do Parque pelo bairro Mata da Praia há um campo de futebol. É difícil vê-lo vazio, mas eis que em uma das nossas idas ele estava, aí Manu aproveitou para brincar de bola ali também!

Manu artilheira!


Do que conheço do parque e da minha percepção das vezes que ali fomos, indico levar repelente, squezze para água, algum lanche, uma canga ou toalha para aproveitar o gramado, brinquedos de areia e disposição. Não alimente os animais, principalmente os gansos (eles perseguem - sério!). Leve também um dinheirinho para o picolé que pode ser comprado na lanchonete do parque!

Bom passeio!

Marcadores: , , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial