26 setembro, 2017

Parada de Ibiraçu e Pastelaria Califórnia - opções na BR101

A cultura de um lugar esta diretamente relacionada a sua gastronomia. Aqui no ES, principalmente na região metropolitana, o forte é a Moqueca Capixaba preparada em panela de barro, como já contamos aqui e aqui. Entretanto, quando viajamos pela BR101 em direção ao norte do Estado, o que reina são os Pasteis com Caldo de Cana.

O queridinho da BR101

E neste nicho pasteleiro, as paradas obrigatórias são a Parada de Ibiraçu e Califórnia Pastelaria e Caldo de Cana. Ambas possuem localização em Ibiraçu, as margens da BR101 e a cerca de 60 km da capital capixaba.

Saindo de Vitória em direção ao norte do Estado pela BR101, a Parada de Ibiraçu está localizada a direita da BR101. Alguns são os outdoors avisando que está se chegando a este paraíso da BR. Assim é difícil passar despercebido pela Parada. Logo na frente da Lanchonete - que funciona 24 horas por dia - é possível ver sua logo se materializada num avião entre as castanheiras que funcionam como sombra para os carros que ali param.  

Parada de Ibiraçu - entrada

Além os pasteis e caldos de cana, é possível encontrar outras tantas coisas para se deliciar ali, que vão desde pedaços de queijo a pão com linguiça. Dos quitutes empacotados para carregar durante a viagem, além dos biscoitos já conhecidos dos supermercados, ainda há outros mais artesanais, como bananas da terra chips (amo!), batata e mandioca chips e biscoitos.

Mas para quem acha que parou aí, ledo engano. Alguns objetos que remontam a outra década também podem ser encontrados por ali, como uma diversidade de máquinas de escrever, relógios e utensílios diversos. Também é possível observar alguns objetos que remontam a vida do campo, como selas e tachos.

Utensílios antigos em exposição na Parada de Ibiraçu

Hora de abastecer?

Qual destas já conheceu?

Para quem curte uma montaria

Tachos

Não bastante, ainda é possível encontrar na Parada de Ibiraçu alguns produtos locais, como café, fubá, salaminho e alguns tipos de queijo. Orquídeas também são encontradas por ali, estrategicamente localizadas ao lado de dois super heróis.

Produtos locais

Produtos locais e alguns tantos adicionais

Salames e queijos expostos na Parada de Ibiraçu

Orquídeas da Parada de Ibiraçu
Para ninguém se sentir desprotegido

Um pouco mais a frente da Parada de Ibiraçu, encontramos a Califórnia. Tem lanchonete nos dois lados da BR, mas pessoalmente prefiro a que fica do lado esquerdo da BR101 para quem está saindo de Vitória com rumo ao Norte do ES. 


E o porque de preferir esta unidade? Ela me parece mais ampla e arejada, tem estacionamento mais fácil, floricultura do lado e o chorinho no caldo de cana. Aqui não teremos a variedade de peças expostas quanto na Parada de Ibiraçu, mas sim um super aquário que encanta qualquer criança (e as vezes, adulto também).


Pastel com caldo da Califórnia

Um aquário de respeito

Na Califórnia também é possível encontrar produtos da região, panelas de barro e alguns tipos de carnes tidas como exóticas, tipo a de rã. As opções de lanche também vão além do pastel com caldo - embora este seja unanimidade dos pedidos. E para levar durante a viagem, além dos biscoitos já conhecidos, tem doces diversos e de lamber os dedos.


Produtos da região

Panelas de barro e outros objetos de decoração

Produtos do ES

Um pouco mais de produtos da região

Se ficou na dúvida onde parar quando passar pela BR101, é fácil solucionar: na ida, pare em uma, e na volta, em outra. Assim aproveita o melhor dos dois lugares!



Marcadores: , , , , , , , , , ,

1 Comentários:

Às 4 de fevereiro de 2019 às 04:27 , Blogger Unknown disse...

Como eiefaço pra enviar um currículo pelo e-mail

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial