Ruínas da Igreja Nossa Senhora de Belém - Viana (BR101)

Sempre que passávamos pela parte que a BR101 cruza o bairro de Jucu, em Viana, as ruínas que ali se localizam chamava nossa atenção. E num belo dia, voltando de Guarapari, resolvemos fazer um pitstop e enfim conhecer as Ruínas da Igreja de Nossa Senhora de Belém.

Perfil das Ruínas da Igreja Nossa Senhora de Belém, localizada em Viana - ES


Construída em 1780 por Torquato Martins de Araújo (proprietário na época da Fazenda onde esta se localiza), a Igreja Nossa Senhora de Belém destaca-se pelo porte e arquitetura colonial. Em 1880, a Igreja sofreu um incêndio. De acordo com o Guia Turístico e Comercial, houveram tentativas de restauro em 1942 e 1951, mas sem sucesso. Entretanto, as ruínas foram utilizadas para festividades até o início do século XX. Devido a sua importância como simbolo da arquitetura colonial no ciclo da produção de cana-de-açúcar, em Novembro de 1993 foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura. 


Vista frontal das Ruínas de Belém

Outro perfil das Ruínas de Belém - observe os detalhes da construção e torre

Arco da parte de trás das Ruínas - e detalhes do telhado
Interior das Ruínas de Belém
Área externa das Ruínas de Belém
Nós

O passeio pelas Ruínas não chega a demorar 30 minutos. Devido a este fato, a sugestão é aproveitar algum dia que estiver passando por aquele trecho da BR101 para conhece-las. Caso esteja saindo de Vitória em direção a Guarapari, a entrada para as Ruínas de Belém fica no Km 309 da BR101 Sul,
 em uma das entradas para o bairro de Araçatiba, no lado direito da pista. Após entrar por este trevo, basta subir uma ladeira que fica a direita - observando a altura da BR101, é fácil de achar, pois as Ruínas de destacam.

Também é possível encontrar informações a respeito das Ruínas da Igreja Nossa Senho de Belém nos blogs Guia Capixaba e Capixaba da Gema. Que tal dar uma conferida na opinião deles?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrolândia Parque - Iúna - ES

Descobrindo Costa Dourada (Mucuri - Bahia)

Parque Estadual Pedra Azul - Como Chegar e Quando Conhecer